Educar para transformar!
Palestras e rodas de conversas com psicólogos para conscientização e prevenção.
O setembro amarelo é um movimento mundial que possui o objetivo de conscientizar e educar sobre a realidade do suicídio, mostrando que existe prevenção em mais de 90% dos casos, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O Setembro Amarelo é um assunto que deve estar em foco não apenas no nono mês do ano e as organizações podem e devem ser agentes de prevenção do suicídio. Educar transforma vidas!
Saiba mais sobre os produtos e serviços da Vittude desenvolvidos para ajudar as empresas no mês de prevenção ao suicídio.
Hours
Mon:
Tue:
Wed:
Thu:
9:00am - 7:00pm
9:00am - 7:00pm
9:00am - 7:00pm
9:00am - 7:00pm
9:00am - 5:00pm
9:00am - 5:00pm
Closed
Fr:
Sat:
Sun:
Location
245-700 Brocales Avenue
New Westminster, BC V3M 0G3
BEFORE
AFTER
O suicídio é considerado um problema de saúde pública e mata 1 brasileiro a cada 45 minutos e 1 pessoa a cada 40 segundos em todo mundo, sendo que para cada morte estima-se outras 20 tentativas, segundo dados da Organização Mundial de Sapude (OMS).
Segundo dados da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) cerca de 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais como a depressão, a bipolaridade, o borderline, etc., e que nove entre dez casos poderiam ser prevenidos com o conhecimento dos fatores de risco e atenção dos profissionais de saúde.
Ao desmistificar conceitos e trazer dados sobre o assunto, entramos em um consenso de que, sem dúvidas, prevenir é melhor do que remediar. E esse tema precisa ser discutido e levado em consideração nas mais diversas áreas da vida de um indivíduo como, por exemplo, no ambiente de trabalho.
Os comportamentos relacionados ao suicídio nesse ambiente podem ser resultado de uma interação complexa entre vulenrabilidades individuais (como o adoecimento mental) e estressores relacionados ao trabalho.
Para facilitar a comunicação e as ações realizadas que buscam abrir caminho para a livre expressão das pessoas que sofrem com a depressão e os pensamentos suicidas, além de seus serviços personalizados a Vittude possui rodas de conversas e palestras para o mês de combate a prevenção ao suicídio.
Quando desmistificamos conceitos e dados, podemos lidar melhor com a presença dele em nossa sociedade. Por exemplo, segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria, podemos ver que apesar de registrarem maior número de tentativas do que os homens, as mulheres estatisticamente têm menor efetividade na concretização do ato.
Nossa roda de conversa possui como objetivo a desmistificação de dados sobre saúde mental, reforçando a importância do autocuidado, do fortalecimento das redes de apoio e do entendimento de fatores sociais e ambientais por meio de orientações sobre como identificar sinais de ideação suicida e como ajudar pessoas em sofrimento psicológico.
O programa de formação de primeiros-socorristas em saúde mental (PSSM) da Vittude visa formar um grupo de colaboradores preparados para identificar, acolher e encaminhar colegas que possam estar apresentando sinais de sofrimento psíquico.
Essa abordagem inicial, quando bem realizada, garante um maior engajamento do indivíduo com sua saúde emocional, além de ter um caráter preventivo. Pode contribuir para um encaminhamento precoce a um profissional de saúde mental, tornando possível evitar o agravamento do sofrimento e o desenvolvimento e a instalação de um transtorno.
Indica-se a formação de pelo menos 5% dos colaboradores da companhia ou de determinada localização, lembrando que a inscrição para o programa deve ser sempre voluntária.
As rodas de conversas são um bate-papo interativo com um psicólogo especialista no tema central desenvolvido. Elas podem ser realizadas de forma presencial ou on-line e tem como objetivo informar e permitir aos participantes tirar suas dúvidas sobre temas específicos.
Com duração média de 60 minutos é uma excelente forma de construir uma cultura e dar o primeiro passo de saúde mental na organização.